A filosofia índia tem que ver com ajudar-lhe a atingir seu propósito na vida. Diz-lhe o que você precisa saber em seu desenvolvimento religioso. Quando digo 'índia' eu excluo as 5 filosofias promovidas pelos filósofos que trabalhavam para os reis persas. É natural quando se está forçado a trabalhar para os invasores que você invente as filosofias tais como o 'yoga', para satisfazer os ouvidos do que deseja ouvir seu rei.
Hoje em dia todo mundo carece de guia. Há 'informação' em abundância, mas é sobretudo inaplicável ou incorreta. Seus pais e professores não lhe ensinam o que você precisa saber. Se você vai a uma classe do 'yoga' lhe danam, não resulta ajudado.
Neste livro o autor comenta brevemente com respeito a sete das 8 filosofias índias principais e demonstra a leitor que absurdas são. Ele então olha a oitava das 8 filosofias, indica que é a melhor do mundo e logicamente sem defeitos. No entanto, o autor substitui alguns dos supostos nesta oitava filosofia para propor o que ele crê será uma filosofia melhor.
Desde um ponto de vista acadêmico, as duas filosofias são similares. Como com toda a ciência, começam com supostos, procedem com análises e depois emitem suas conclusões.
Desde um ponto de vista prático, as duas filosofias são similares. As conclusões atingidas são que você deveria ajudar a ser feliz à gente agradável que você encontra. Este é seu propósito na vida.
Desde outro ponto de vista prático, o agradável sobre estas filosofias é que ambas incluem o suposto de que existe Deus. São ricas em conteúdo. Isto significa que lhe dizem muito sobre o mundo, sobre você, etc.
São diferentes da filosofia Ocidental, cujo tema radica geralmente em dois ou três pontos específicos selecionados para a discussão acadêmica. Mas só porque assumem que existe Deus não significa que são pouco científicas. A definição de uma ciência é a que está dada acima e mais ainda, qualquer ciência que não tenha conteúdo útil é eliminada. Por exemplo, um podia tomar o caso da filosofia ocidental: nunca utilizada, discutida somente no âmbito acadêmico.
|